10 mitos sobre a medicina alternativa
- Ana Laura Moya
- 9 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2023
Existem muitos mitos e equívocos comuns em torno da medicina alternativa, e aqui estão alguns deles:
A medicina alternativa não funciona: Este é um dos maiores mitos. Embora haja alguns tratamentos alternativos que não têm evidências científicas comprovadas (tal qual a medicina tradicional), muitos outros têm sido comprovados por pesquisas e estudos clínicos.
A medicina alternativa é completamente segura: Da mesma maneira que a medicina tradicional, alguns tratamentos da medicina alternativa podem ter efeitos colaterais e interações com outros medicamentos. Afinal trata-se do mesmo princípio ativo com o diferencial de ser in natura e não sintetizado em laboratório.
A medicina alternativa é natural, portanto, é sempre melhor: Nem sempre o natural é melhor ou mais seguro. Muitas substâncias naturais podem ter efeitos colaterais e até mesmo serem tóxicas em grandes quantidades.
A medicina alternativa não é regulamentada: Embora nem todos os tratamentos alternativos sejam regulamentados, muitos países têm órgãos regulatórios que monitoram e regulam produtos e práticas alternativas. Por isso sua utilização deve ser feita mediante profissional qualificado.
A medicina alternativa é apenas para pessoas que não acreditam na medicina tradicional: Muitas pessoas que usam medicina alternativa também usam a medicina tradicional e os dois tipos de tratamento podem ser usados em conjunto.
A medicina alternativa é apenas para doenças leves: Embora alguns tratamentos alternativos sejam mais adequados para doenças leves, outros podem ser usados para tratar doenças graves, ou até transtornos e síndromes.
A medicina alternativa é sempre mais barata do que a medicina tradicional: Nem sempre a medicina alternativa é mais barata, especialmente quando os tratamentos envolvem produtos ou terapias especializadas.
Os tratamentos alternativos não têm efeitos colaterais: Como mencionado anteriormente, muitos tratamentos alternativos podem ter efeitos colaterais e interações com outros medicamentos.
A medicina alternativa é apenas baseada na fé: Embora algumas práticas alternativas tenham um componente espiritual ou de crença, muitas são baseadas em evidências científicas. Inclusive, a medicina tradicional está cada vez mais trazendo a espiritualidade da pessoa para seu tratamento, principalmente nas desordens mentais.
A medicina alternativa é apenas para pessoas que têm dinheiro: Embora alguns tratamentos alternativos possam ser caros, muitos são acessíveis e podem ser usados por pessoas de diferentes níveis de renda. Muitas vezes podendo achar seu remédio no próprio quintal.
E aí? Conhecia esses mitos ou é novidade? Conta pra mim!
Texto: Ana Moya, via chat GPT
